Pular para o conteúdo principal

Hábitos que prejudicam a saúde bucal

Você escova seus dentes duas vezes por dia, não come muitos doces e visita seu dentista frequentemente. A maioria dos problemas bucais realmente pode ser prevenida com esses passos. Mas já parou para pensar que podem existir outros hábitos aparentemente inofensivos que façam todo esse cuidado ir por água abaixo? Conheça abaixo alguns que podem ser prejudiciais para a saúde da sua boca e elimine-os já da sua rotina.

ESCOVA DE DENTES CENTENÁRIA

Por mais apego que você tenha à sua escova, uma hora você precisa dar adeus. Quem aconselha é a Mestre em Dentística e especialista em Endodontia, Paula Soldani. "Uma média de três meses é o tempo de vida ideal para uma escova de dentes. Em casos de gripe muito forte e infecção de garganta ou na boca também é recomendada a substituição para evitar uma nova infecção", explica. Vale lembrar que para quem usa aparelho esse tempo pode ser mais curto, já que ele desgasta as cerdas bem mais rápido.

PALITAR OS DENTES: NÃO

Se você é desses que já procura um palitinho na mesa depois que acabou de almoçar, pare agora. Além de ser falta de educação à mesa, Paula explica que, embora seja uma prática comum há muito tempo, o palito pode acabar prejudicando a saúde bucal. "Ficar futucando os dentes para retirar restos de comida que ficaram por ali pode machucar a gengiva e criar outros tipos de problemas, como lesões". Aliás, se você precisa de mais um bom motivo para não palitar os dentes, saiba que os objetos não são esterilizados e podem levar micro-organismos à boca. O fio dental é a melhor solução.

MASTIGAÇÃO SÓ DE UM DOS LADOS

Talvez você nunca tenha percebido, mas é muito comum mastigarmos só de um lado da boca enquanto comemos. Porém, esse processo, conhecido como mastigação unilateral predominante, não pode ser visto como uma ‘mania’ apenas. "O hábito de mastigar mais de um lado do que do outro pode resultar em um desajuste na arcada dentária, por isso é importante perceber e procurar ajuda de um dentista para começar tratamento o quanto antes. A longo prazo, se não for tratado, pode causar um aumento na musculatura e problemas nas articulações", alerta a endodontista.

ROEDOR DE UNHAS

Mania, ansiedade ou nervosismo, seja qual for o motivo, a verdade é que roer as unhas não faz nada bem para suas mãos e saúde bucal. Esse hábito pode desgastar os dentes, além de trazer para a boca uma série de germes, fungos e bactérias que ficam abaixo da unha. Já imaginou? Inclusive pessoas que roem unhas estão mais propensas a desenvolver bruxismo, o ato de ranger e bater os dentes de forma involuntária.

ABUSO DE ALIMENTOS DUROS

Nossos dentes são bastante resistentes, mas é bom não abusar, já que alimentos muito duros podem quebrá-los ou rachá-los. Além do visual, um dente quebrado pode trazer reflexos para o corpo todo, porque possui uma relação muito próxima com a coluna vertebral. Balas duras, pé de moleque e torresmo são só alguns exemplos que podem ser evitados.

A ROTINA IDEAL PARA SEUS DENTES

Além de evitar os casos acima, é muito importante ter uma rotina de limpeza bucal. Só assim é possível se prevenir dos principais problemas. "O ideal é escovar os dentes sempre depois que comer algo. O fio dental também deveria ser usado junto com toda escovação, mas, não sendo possível, pode ser pelo menos uma vez por dia, de forma bem caprichada. E visite seu dentista com frequência, pois ele é a pessoa mais indicada para recomendar a melhor escova e o creme dental de acordo com suas necessidades", finaliza a especialista em saúde bucal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Grávidas podem ir ao dentista?

Não só podem, como devem fazer uma consulta no dentista logo no início da gravidez, para prevenir quaisquer complicações durante os 9 meses de gestação. O dentista irá orientar a futura mamãe sobre higienização bucal, excesso no consumo de doces, alterações hormonais, suplementação de flúor quando houver ausência de água fluoretada ; também sobre uma dieta equilibrada e saudável, com alimentos ricos em cálcio, fósforo e potássio. Se não for possível, procure um dentista que oriente o seu pré-natal odontológico e estabeleça o melhor período para o tratamento. Durante a gravidez, alguns problemas bucais podem aparecer, como cáries e gengivites, isso devido a uma série de alterações hormonais e também por algumas mudanças de hábito. Dentre estas alterações podemos citar: aumento da acidez bucal; aumento na freqüência e consumo de doces e má higienização bucal ocorrendo a formação de placa bacteriana. Diante disso, a gestante deve redobrar os cuidados, evitando o consumo ex

Chupeta: amiga ou vilã?

Basta ouvir o chorinho do bebê para a mamãe ir correndo encontrar a chupeta para tentar acalmá-lo. E na grande maioria das vezes acaba funcionando. Porém, existem outras maneiras de acalmá-lo que não trazem tantos prejuízos ao desenvolvimento facial e mastigatório do bebê. como a chupeta. O bebê tem uma necessidade constante de sugar, que é satisfeita quando ele amamenta no peito da mãe. Quando o peito está muito cheio de leite, o bebê mama sem precisar fazer esforço, o que acaba por saciar a fome, mas não  a vontade de sugar. Se isso acontece, o bebê  chora e só se acalma quando a mamãe oferece uma chupeta, que satisfaz a sua necessidade de sucção. Entretanto, existe outra forma de satisfazê-lo sem causar os prejuízos que a chupeta traz. Pois bem: quando a mamãe sentir sua mama cheia, o ideal é ordenhar, retirar um pouco de leite do peito para que o bebê tenha que sugar com mais esforço, satisfazendo assim a fome e a necessidade de sugar. Para bebês que não amamentam, existem alg